Vantagens

PU

O Poliuretano (denominado pela sigla PU) é um polímero que compreende uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas.
É amplamente usado em espumas rígidas e flexíveis, elastômeros duráveis, adesivos de alto desempenho, selantes, fibras, vedações, tapetes, peças de plástico rígido e tintas.
Os produtos do poliuretano têm muitas formas de uso. Mais de três quartos do consumo global de poliuretano são na forma de espumas.
Em ambos os casos, a espuma está geralmente escondida por trás de outros materiais: as espumas rígidas estão dentro das paredes metálicas ou plásticas da maioria dos refrigeradores e freezers, ou atrás de paredes dealvenaria, caso sejam usadas como isolação térmica na construção civil; as espumas flexíveis, dentro do estofamento dos móveis domésticos, por exemplo.
Na indústria da construção, o poliuretano é comumente utilizado em forma de selantes, para a selagem de juntas.

Quando seca, o selante de poliuretano produz uma vedação elástica, além de aderir bem à madeira, alvenaria e metais.
É altamente compatível com o plástico e borracha. Selantes de poliuretano são mais projetados para materiais porosos, tais como ardósia, concreto e terracota.
É altamente protetor em áreas de tráfego pesado e resistente a salpicos de graxa, óleo, gasolina e alimentos.
Entre as vantagens desse produto está a rápida secagem, geralmente em 24h, o que faz grande diferença em projetos com prazos apertados.
Depois de seco, esse tipo de selante é bastante resistente ao rasgamento, ao envelhecimento e à ação da chuva e sol.

Juntas

Principal aplicação do selante de poliuretano, as juntas de dilatação são espaçamentos, previstos antes da execução, que permitem a expansão e a retração da superfície provocadas pela variação de temperatura.
A solução visa minimizar as tensões superficiais do revestimento, reduzindo a ocorrência de trincas e fissuras que podem afetar a durabilidade do sistema.
Para que esse objetivo seja alcançado, as juntas devem ser tratadas para que a água ou outros elementos prejudiciais à integridade do revestimento não penetrem nessas aberturas.
Por isso, as juntas são seladas com materiais elásticos e resistentes, como o poliuretano. Periodicamente, recomenda-se fazer a manutenção preventiva das juntas, que sofrem desgaste natural pelo uso.

1
Como Posso ajudar?
Powered by